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sábado, 20 de março de 2010

Capacidade de ser feliz foi sugestão de redação

A Universidade de Pernambuco (UPE) voltou a abordar um tema subjetivo na redação, o que não acontecia há alguns anos. Uma das alternativas para dissertação foi “Ser capaz e ser feliz depende de cada um de nós”.

A segunda opção trouxe um tema mais objetivo: “O estresse informacional na sociedade contemporânea”. Para ajudar os feras na hora de escrever, a banca colocou um trecho da música Tocando em Frente, de Almir Sater, e um fragmento de uma reportagem da Revista Super Interessante.

Na opinião dos professores de redação Jorge Alves e Daniel Bandeira, do Colégio NAP, os vestibulandos não tiveram dificuldade. “A UPE não seguiu o que vinha fazendo há quatro anos, apresentando temas objetivos. É positivo porque o fera pode escolher entre a subjetividade e a objetividade”, comentou Daniel. Ele acredita que o primeiro tema foi o preferido. “A maioria achou mais fácil falar sobre a felicidade do que a sociedade da informação.” Em português, a prova não trouxe surpresas.

“Repetiu a linha dos últimos anos. Foi bem elaborada e com assuntos diversos”, destacou a professora Glauce Dias, do Colégio Boa Viagem. Segundo ela, o teste não seguiu o formato do Enem. Na parte de literatura, os professores Eduardo Cordeiro e Fernando Ivo, da mesma escola,
consideraram as questões bem elementares. “Deveriam ter enfatizado outros aspectos. Há um quesito, por exemplo, que se preocupa com o nível de escolaridade de Patativa de Assaré”, observou Eduardo.

Eles questionaram oficialmente o gabarito da questão 11. “Não há resposta correta.” Na prova de espanhol houve equilíbrio entre a gramática e a interpretação de textos, conforme o professor Welington de Melo, do Colégio Atual. “Foi um dos melhores exames dos últimos anos. Há uma tentativa de trabalhar a língua de maneira interpretativa, o que é positivo”, afirmou.

Em inglês, o professor Marco Antônio Guimarães, do Colégio Motivo, disse que houve uma grande mudança. “Há 20 anos, a prova tinha cerca de 80% de gramática e 20% de compreensão de texto. Este ano mudou. Pelo menos 90% do teste foi de compreensão textual. Acredito que isso se deve ao Enem”, destacou Marco.

CORREÇÃO

“Preferi escrever sobre a capacidade de ser feliz. Gostei do tema. Não tive dificuldade”, contou o fera de engenharia civil Vinícius Coelho, 18 anos. As redações começarão a ser lidas no final da semana, depois que as outras provas tiverem sido corrigidas. Só seguem para correção os textos dos candidatos que passaram do ponto de corte. Cem professores compõem a banca de redação.

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